quinta-feira, 8 de julho de 2021

Curiosidades: Gases Nobres


 

O que você sabe sobre gases nobres?

 Os gases nobres estão na família 8A e compreendem os elementos Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio. Recentemente o elemento 118 –Oganésson foi intitulado como gás nobre, mas isso é assunto para outro momento.

Cada um destes elementos é um gás a temperatura e pressão ambiente, e é nobre, significando que estes elementos têm pouca tendência a reagir quimicamente. Eles possuem suas últimas camadas de valência completas, ou seja, com 8 elétrons, com exceção do Hélio que possui estabilidade com 2 elétrons.

Esses gases são encontrados na natureza como monoatômicos, justamente por causa de sua estabilidade, gerando a partir destas observações, a teoria do octeto.

 

Os gases nobres apresentam as seguintes características:

·         Baixo ponto de fusão e ebulição.

·         Baixa reatividade

·         Difundem-se facilmente por meio do vidro e da borracha.

 

Utilização desses gases:

 

 Hélio (He): Número atômico: 2 – A densidade do hélio é menor que a densidade do ar, tornando-o mais leve. Suas utilizações se dão para cilindros utilizados por mergulhadores, balões e dirigíveis.



 Neônio (Ne): Número atômico: 10 – Também conhecido como Néon, tornou-se mais conhecido em virtude de uma propriedade bem interessante: ao ser atravessado por uma corrente elétrica sob baixas pressões, o gás emite uma luz brilhante de diferentes tonalidades. O Neônio é utilizado em válvulas estabilizadoras de tensão e anúncios luminosos.

 




 Argônio (Ar): Número atômico: 18 - O gás Argônio destaca-se por ser o gás nobre mais abundante do planeta Terra. Devido a sua propriedade inerte, possui uma vasta utilização no que se refere à conservação de materiais oxidáveis, por exemplo, em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias, uma vez presente, evita que o material sofra ação corrosiva.

 

 Criptônio (Kr): Número atômico: 36 – A nomenclatura do elemento Criptônio vem do grego Krípton, que significa oculto, o nome é apropriado uma vez que o gás é raro na atmosfera terrestre. As regiões vulcânicas têm maiores chances de fornecer Criptônio, nestes locais, o elemento pode ser extraído dos gases vulcânicos e das águas termais. É utilizado comercialmente como um gás de enchimento para lâmpadas fluorescentes de poupança de energia, e também usado em algumas lâmpadas de flash utilizados para fotografia de alta velocidade.

 


 Xenônio (Xe): Número atômico:54 – é um gás raro, pesado, inodoro e incolor, que possui diversas aplicações como: iluminação pública, submetido a acelerador de partículas, o elemento dá origem a íons de Xenônio usados na projeção de foguetes espaciais.  Atualmente a aplicação deste gás está nos faróis de veículos que possuem a vantagem de iluminar três vezes mais e ainda consomem 40% menos de bateria do que os comuns.


 Radônio (Rn): Número atômico: 86 – Elemento radioativo, incolor e se forma através do decaimento do urânio 238. é usado no tratamento de câncer, nas chamadas radioterapias e também como componente de cápsulas para aplicação em pacientes com tumores, nesses casos o gás é obtido a partir do elemento químico radioativo Rádio (Ra).



 

 

Referências

Livro: Química Geral Russel

Vídeo Gases Nobres – Brasil Escola https://www.youtube.com/watch?v=NMMthd9TYOw

Site Manual da Química:

https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/gases-nobres.htm

Gás Argônio:

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/gas-argonio.htm

Gás Criptônio:

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/gas-criptonio.htm

Gás Xenônio:

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/xenonio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário